PT / ENG
DIA MUNDIAL DOS CORREIOS - MENSAGEM DE 2017 DO DIRETOR-GERAL

 

Transformar para continuar a ser um facilitador do desenvolvimento inclusivo e um componente essencial da economia global

 

O Dia Mundial dos Correios é celebrado todos os anos em 9 de outubro. O evento foi originalmente criado pelo Congresso Postal Universal de 1969 em Tóquio como meio de marcar o aniversário da criação da União Postal Universal em 1874.

 

Hoje, o objetivo principal do World Post Day é aumentar a conscientização sobre o papel do Post na vida cotidiana de pessoas e empresas, bem como sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico global. Os países membros da UPU são encorajados a organizar suas próprias atividades nacionais para comemorar o evento: tudo desde a introdução ou promoção de novos produtos e serviços postais até a realização de dias abertos nas agências de correios, centros de classificação ou museus postais.

 

É importante lembrar-se constantemente do papel que as Mensagens desempenham hoje em nossas sociedades, porque algumas tendências-chave estão transformando nosso mundo de cabeça para baixo. Vejo quatro principais desenvolvimentos a este respeito: Em primeiro lugar, a penetração da Internet está crescendo ano a ano, transformando as formas como os cidadãos interagem, se comunicam e fazem negócios; Em segundo lugar, os clientes em todas as indústrias estão se tornando cada vez mais exigentes: nesta era da tecnologia digital e móvel, queremos coisas aqui e agora, e queremos escolha e controle; Em terceiro lugar, o comércio eletrônico e a logística leve estão explodindo, crescendo a taxas de dois dígitos na maioria das regiões; E em quarto lugar, depois de anos de crescimento lento, a economia mundial e o comércio internacional estão finalmente voltando ao bom caminho.

 

Neste contexto, as postagens só podem mitigar os riscos e aproveitar as oportunidades se se envolverem em reformas. Eles precisam se reinventar, abraçar a digitalização, redefinir sua proposta de valor e desenvolver novos produtos e serviços. Eles também exigem apoio político e investimentos, bem como um quadro regulamentar apropriado para suas atividades.

 

 

Há muito a ganhar com esta transformação: clientes mais satisfeitos, mercados postais mais fortes e, mais importante, sociedades mais coesas. Com os países intensificando esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, não devemos esquecer que o setor postal é um facilitador do desenvolvimento inclusivo e um componente essencial da economia global. Nas áreas mais remotas e mais povoadas do nosso planeta, continua a ser uma plataforma fundamental para a prestação de serviços públicos.

 

Como organização intergovernamental dentro do sistema das Nações Unidas, nós na UPU estamos muito preocupados com o papel de Posts como um elemento de infra-estrutura pública. Nós nos esforçamos para permitir que todas as 192 redes nacionais de nossos países membros atuem como uma. Oferecemos plataformas que permitem aos nossos membros trocar opiniões e encontrar soluções multilaterais para questões globais. Fornecemos soluções e assistência técnica acessíveis a governos, reguladores e operadores postais que desejam atualizar sua infra-estrutura postal nacional. E somos o único centro global de conhecimento para o setor, com base no poder dos grandes dados postais em benefício de todos.

 

Fiel à sua missão, a UPU escolheu dois destaques principais para as celebrações do Dia Mundial do Dia deste ano. Em primeiro lugar, estaremos reconhecendo os países mais bem sucedidos no recém-lançado Índice Integrado de Desenvolvimento Postal. Fornecer um instantâneo do desenvolvimento postal em 170 países, este novo índice é uma ferramenta poderosa que os governos, reguladores e operadores postais podem usar para promover a excelência postal. Os principais três maiores do mundo (Suíça, França e Japão) e os campeões regionais (Brasil, Maurício, Polônia, Cingapura e Emirados Árabes Unidos) merecem ser parabenizados pelo excelente desempenho.

 

Também estaremos celebrando a geração mais jovem, que não está perdendo o hábito de escrever mesmo nesta era de novas tecnologias. O vencedor deste ano do concurso internacional de escrita de cartas da UPU é Eva Giordano Palacios, de quatro anos de idade, do Togo, que escreveu uma carta pungente ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pedindo maiores esforços para ajudar os países pobres a abolirem práticas antigas que persistem por falta de desenvolvimento socioeconômico.

Como mostram esses exemplos, o mundo postal está muito vivo. Então, adotemos novas tecnologias e abraçamos a transformação!

 

Desejo-lhe um feliz Dia Mundial do Correio.

 

Bishar A. Hussein

Diretor Geral da UPU