PT / ENG
Mensagem do Secretário-geral da UIT Dia Mundial das TIC e da Sociedade de Informação 2016 - Houlin Zhao

Empreendedorismo TIC com impacto social

No ano passado, comemoramos os 150 anos da UIT, reafirmando a nossa reputação mundial como uma das organizações mais resilientes e relevantes, dedicada a conectar o mundo com os meios mais inovadores de comunicação.

Ao celebrarmos o dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2016, estabelecido pela UIT em 17 de Maio de 1865,continuamos a olhar para futuros avanços nas comunicações.

Nós concentramos a nossa atenção este ano no lema "Empreendedorismo TIC com impacto social".

O sector das TIC é um dos mais rentáveis e bem-sucedidos e revolucionou a forma como o mundo se comunica. Através de uma combinação de políticas e reformas regulatórias dos governos, das normas internacionais, da inovação da indústria e do investimento em infra-estruturas e novos serviços, bilhões de pessoas foram trazidas para a sociedade da informação em um período de tempo extremamente. Esta é uma conquista partilhada pela qual todos nós podemos estar orgulhosos.

Com base nesta fundação, estamos agora em um ambiente cada vez mais inteligente, em rede abrangendo o cloud computing e novas aplicações em diversas áreas para financiar a saúde e outros serviços, sistemas de transportes inteligentes e de futuro.

Á medida que avança a implementação de infra-estruturas e aumentamos a conectividade, o papel dos serviços e as aplicações irão crescer juntamente potenciando a entrada no mercado de pequenas e médias empresas inovadoras que apresentam soluções para atender as necessidades locais onde estejam inseridas.

O empreendedorismo das TIC está desenhado para trazer uma mudança de paradigma com impacto social significativo.

Precisamos de sua experiência, inovação e investimento para alcançar nossos objetivos comuns de desenvolvimento económico e social sustentável.

As Pequenas e médias empresas (PME), a criação de empresas e centros tecnológicos são os promotores de soluções inovadoras e práticas para catalisar progressos, especialmente nos países em desenvolvimento. As PME representam mais de 90 por cento de todas as empresas em todo o mundo, e representam um "caminho para sair da pobreza" para muitos países em desenvolvimento.

O papel fundamental das PME também se reflete nos resultados da Cúpula Mundial na Sociedade da Informação (WSIS). Os líderes mundiais reconheceram o potencial económico das TIC para as PME, bem como as suas necessidades específicas, tais como aumentar a sua competitividade, agregando valor aos seus produtos e serviços, a simplificação dos procedimentos administrativos, facilitar seu acesso ao capital, e aumentando a sua capacidade de participar projetos relacionados.

O Dia Mundial das TIC e da Sociedade de Informação também incentivou uma série de medidas incluindo os regimes de incubadora, os investimentos de capital de risco, fundos de investimento dos governos, estratégias de promoção de investimento, apoio às redes de investigação e desenvolvimento e atividades de exportação de softwares, etc.

Como a agência especializada das Nações Unidas em matéria de telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação, apelo aos nossos parceiros - governos, indústria, academia e especialistas técnicos – para:

  • Promoverem o papel das PME do sector do TIC;
  • Incentivar a difusão da inovação social digital;
  • Priorizar políticas económicas que promovam a inovação;
  • Assegurar a disponibilidade de capacidade humana necessária;
  • Apoiar a criação de ecossistemas empresariais abrangentes e, bem
  • Ajudar os empresários na mudança de ideia e inovação para vendas e receitas.

Vamos colocar os nossos recursos juntos para aproveitar o papel catalisador das TIC no desenvolvimento sustentável em prol do crescimento econômico, inclusão social e equilíbrio ambiental.