PT / ENG
Tecnologias de Informação - Comércio Electrónico
Comércio electrónico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transacção comercial feita especialmente através de um equipamento electrónico, como, por exemplo, um computador.

Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transacções electrónicas necessitam da adopção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações electrónicas. A certificação digital é a tecnologia que nos dá estes mecanismos.

Junto com a certificação digital está o certificado digital, um documento electrónico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos electrónicos.

A certificação digital tem trazido vários benefícios para os cidadãos e para as instituições que a adoptam. Com a certificação digital é possível utilizar a Internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.